sexta-feira, 16 de outubro de 2009

FILOSOFIA. JUST A LITTLE BIT

O que seremos nós sem a verdadeira Filosofia?
Que cientistas seremos, se não treinamos o pensar, o imaginar, o discurso, o argumento, o contra-argumento, e claro, os bons modos de o fazer.
A Filosofia, permite-nos ter essa visão que se encarna no nosso corpo e na nossa mente.
Uma visão mais pluralística, mais ousada e mais terra a terra.
Tenho para mim, que no futuro, os círculos da ciência serão temperados pelo amor à filosofia.
Já dizia Ortega y Gasset... não se pode conceber uma ciência se esta não partir da filosofia.
O facto é que temos abandonado esta práctica, considerando-a coisa de mentes menos evoluídas, diletantes ou dispersas. E depois, vem a questão económica.
É claro, não vou concordar com tudo o que foi até agora dito na Filosfia. Há coisas, e toda a gente sabe, que são apenas para "encher linguiça". Mas que seja, como boa filósofa devo responder à intervenção pertinente.
Infelizmente, tal é impossível com certos psicólogos, que em vez de estarem abertos ao fértil diálogo, que é mais do que uma troca de palavras ou ideias, sino que é também uma troca de funcionamentos psicológicos, são extremamente infantis e mal-educados encerrando toda e qualquer oportunidade de geração de insight, de problemas de investigação ou até mesmo de conclusões informais.
É isto que me choca na Psicologia. A falta de amor à Filosofia que a gerou e, em última análise e nada menos importante, a falta de amor à Ciência.
Porque todo o verdadeiro cientista é comprometido com os valores éticos e morais que têm mantido o mundo menos caótico e infernal.
Do contrário, vemos uma total desresponsabilidade, que deve ser exposta e explicitamente criticada. Não me parece boa ideia que isto continue assim... até porque, em termos financeiros não é recompensador. Quem vai valorizar a ciênca psicológica neste estado?
Só um sado-masoquista. Me desculpe, mas eu tenho que lhe dizer, que a situação não é muito favorável para os que fazem isto com gosto, prazer e comprometidamente.
O PSYCHO-TALKING é da opinião que nós não somos obrigados a ter de conviver mais tempo com tal realidade. E que está ao alcance de todos a metamorfose da Psicologia.
Ela precisa ser adubada com Paixão e sentido científico, do qual falaremos mais tarde.
Um grande abraço.
Continuação de um óptimo e frutífero trabalho.
*****************************

2 comentários:

  1. Não sabia que o Ortega y Gasset tinha dito isso, mas concordo. É uma questão de "pilares". E a psicologia, de todas as ciências, devia ser a que mais tem em atenção os pilares, pois sabe que é das suas ramificações que a vida se constrói. Um abraço :)

    ResponderEliminar
  2. Pois é, caro other.
    A psicologia tem, exactamente como tu falaste, várias ramificações.
    Vários rios que se entrecruzam numa sociedade e permeiam o pensar societal.
    Mas não nos esqueçamos que a Psicologia também pode ser considerada como uma poderosa ramificação dentro de um sistema económico.
    Fica bem

    ResponderEliminar