quarta-feira, 14 de outubro de 2009

ESTARIA ROGERS ERRADO?

Skinner e Freud diriam que sim.
Eu pessoalmente tenho as minhas reservas, até porque o Humanismo é uma ferramenta muito útil principalmente no campo da psicologia clínica, quer ela seja individualizada ou em contexto grupal. Penso, que é principalmente nesta última modalidade que o Humanismo se realça naquilo que tem de melhor: a partilha das emoções e complexos numa atmosfera aceitante, respaldada com o conceito da universalidade e ao mesmo tempo do carácter único e irrepetível de cada pessoa.
Porém, devo concordar que existe no entrementes deste modelo, ou no seu não dito, um verdadeiro proselitismo em relação ao modelo Psicanalítico.
Ah e tal, a psicanálise só vê o ser humanos como um animal pulsional fadado à maldade e à agressividade e a ter de conviver consigo próprio assim mesmo... Pessoal, não é bem assim, mas que o homo sapiens tem das suas lá isso tem.
Mas é isso que o engraça. E é também por isso que ele deve ganhar coragem para se auto-analisar.
Ah e tal, mas a centralidade do ser humano é naturalmente boa. Opah, pensem como quiserem, mas de uma frase ou duas em que afirmem isso, até estarem o tempo todo a me fazerem uma verdadeira lavagem cerebral sobre a bondade humana é outra coisa.
O homo sapiens não é nenhuma florzinha de estufa!
Poderíamos considerar esse tal de Humanismo como uma filosofia maiêutica centrada nos processos empáticos, principalmente quando falamos do domínio da psicoterapia ou da consulta psicológica. E, muito infelizmente, ele apresenta uma grande tendência para bloquear a dinâmica da consciência da tragicidade humana, num sentido verdadeiramente existencial, que podemos encontrar em sartre, nietzche ou então num bom divâ. Não permite o envolvente e revolucionário sentir do que entropiza a plena satisfação psíquica.
Então, para quê Rogers e a sua maiêutica humanista?
Poderá ela oferecer chance para uma possível cientifização?
Se sim, devo dizer que existe uma urgente justificação empírica deste modelo.

Abraços e beijinhos pas pxxiiiii*************

Sem comentários:

Enviar um comentário